Pandemia e Atividade Econômica no Brasil 09 de outubro de 2020
Atualizado em: 09/10/2020 10h25min
Esta ferramenta será atualizada semanalmente com os dados mais recentes.
A página apresenta informações inspirada no Global Pandemic Economy Tracker (PET) desenvolvido pela Luohan Academy, para acompanhar a evolução da pandemia em cada estado do país, juntamente com proxies para a atividade econômica.
A atividade econômica, bem como as tabelas e códigos, estão disponíveis no aplicativo com o Painel de Atividades .
Índices de Atividade
O eixo horizontal, comum a todos os gráficos, mostra o número de dias necessários para que o total de casos confirmados dobre. Mais especificamente, são os dias entre uma determinada data com um determinado número de casos e a data anterior na qual o número de casos confirmados fosse a metade. Quanto maior o tempo necessário (mais à direita no gráfico), mais devagar o vírus está se difundindo.
O eixo vertical representa medidas que possuem relação com a atividade econômica, e variam de acordo com o gráfico. Quanto maior o valor do índice, menor é a contração econômica, com a linha vermelha indicando nenhuma contração.
As fases mostradas nos dois primeiros gráficos representam os momentos da economia.
A fase de Response é o começo da contração econômica, marcada por uma queda abrupta na mobilidade.
A fase seguinte, Trough, mostra o momento em que a mobilidade alcança seu mínimo, devido às medidas de contenção da pandemia. Para mais informações, ver Global Pandemic Economy Tracker.
Como os gráficos não estão organizados no eixo temporal, é possível que a trajetória das curvas “ande para trás”, representando um período em que houve uma piora na evolução da pandemia.
Média Móvel de 7 dias do Consumo de Energia
Para cada estado do país, o consumo de energia diário observado e o valor predito com base na regressão abaixo:
\[ \text{Consumo Diario}_{t} = \beta_0 + \sum_{i=2}^{12} \delta_i D_{\text{mês}_{it}} + \sum_{i=2}^{7} \lambda_i D_{\text{dia da semana}_{it}} + \sum_{i=2}^{k} \theta_i D_{\text{feriado}_{it}} + \phi t + \epsilon_t \]
A partir do dia 25/02/2020 (marcado pela linha vermelha tracejada), usamos os valores preditos como o esperado para o consumo de energia elétrica. A diferença percentual mostrada na aba “Índices de Atividade” para os gráficos “Energia Total” e “Energia (apenas ACL)” se baseia nesses valores. Os dados utilizados são disponibilizados pela CCEE.
Mais detalhes sobre os gráficos
Com uma previsão de alta nas tarifas do ACR, o fluxo já existente de migração do ACR para o ACL pode ter sido ainda mais acelerado com a pandemia. Assim, em alguns estados houve um aumento do consumo observado com relação ao cenário que exclui o efeito da Covid-19 (contrafactual). Por isso, alguns estados ainda permanecem sob investigação e seus gráficos de “Energia Total” e “Energia (apenas ACL)” ainda não estão disponíveis.
– Para o gráfico de “Mobilidade”, o índice utiliza os números do Google Mobility Report para medir a queda no nível de mobilidade na região, mais especificamente nos setores de “Varejo e lazer”, “Mercados e farmácias” e “Locais de trabalho”.
– Para o gráfico de “Atividade/Mobilidade”, o índice é construído com os mesmos dados de mobilidade, apenas mapeando-o para atividade econômica, de acordo com a regressão estimada pelo Pandemic Economy Tracker com dados de PIB e mobilidade para mais de 50 países no primeiro trimestre de 2020.
– Para o gráfico de “Energia Total”, o índice mostra a mudança percentual entre o consumo total de energia elétrica observado e o que foi projetado por um modelo contrafactual excluindo o efeito da Covid-19. Para mais detalhes, ver aba “Observado x Predito”.
– Para o gráfico de “Energia (apenas ACL)”, o índice mostra a mudança percentual entre o consumo no ambiente livre de energia elétrica observado e o que foi projetado por um modelo contrafactual excluindo o efeito da Covid-19. Para mais detalhes, ver aba “Observado x Predito”.