Pandemia e Atividade Econômica no Brasil 25 de setembro de 2020

Esta ferramenta será atualizada semanalmente com os dados mais recentes.

A página apresenta informações inspirada no Global Pandemic Economy Tracker (PET) desenvolvido pela Luohan Academy, para acompanhar a evolução da pandemia em cada estado do país, juntamente com proxies para a atividade econômica.

A atividade econômica, bem como as tabelas e códigos, estão disponíveis no aplicativo com o Painel de Atividades .

Índices de Atividade

O eixo horizontal, comum a todos os gráficos, mostra o número de dias necessários para que o total de casos confirmados dobre. Mais especificamente, são os dias entre uma determinada data com um determinado número de casos e a data anterior na qual o número de casos confirmados fosse a metade. Quanto maior o tempo necessário (mais à direita no gráfico), mais devagar o vírus está se difundindo.

O eixo vertical representa medidas que possuem relação com a atividade econômica, e variam de acordo com o gráfico. Quanto maior o valor do índice, menor é a contração econômica, com a linha vermelha indicando nenhuma contração.

As fases mostradas nos dois primeiros gráficos representam os momentos da economia.

A fase de Response é o começo da contração econômica, marcada por uma queda abrupta na mobilidade.

A fase seguinte, Trough, mostra o momento em que a mobilidade alcança seu mínimo, devido às medidas de contenção da pandemia. Para mais informações, ver Global Pandemic Economy Tracker.

Índices de Atividade

Como os gráficos não estão organizados no eixo temporal, é possível que a trajetória das curvas “ande para trás”, representando um período em que houve uma piora na evolução da pandemia.

Média Móvel de 7 dias do Consumo de Energia

Para cada estado do país, o consumo de energia diário observado e o valor predito com base na regressão abaixo:

\[ \text{Consumo Diario}_{t} = \beta_0 + \sum_{i=2}^{12} \delta_i D_{\text{mês}_{it}} + \sum_{i=2}^{7} \lambda_i D_{\text{dia da semana}_{it}} + \sum_{i=2}^{k} \theta_i D_{\text{feriado}_{it}} + \phi t + \epsilon_t \]

A partir do dia 25/02/2020 (marcado pela linha vermelha tracejada), usamos os valores preditos como o esperado para o consumo de energia elétrica. A diferença percentual mostrada na aba “Índices de Atividade” para os gráficos “Energia Total” e “Energia (apenas ACL)” se baseia nesses valores. Os dados utilizados são disponibilizados pela CCEE.

Média Móvel de 7 dias do Consumo Elétrico

Mais detalhes sobre os gráficos

Com uma previsão de alta nas tarifas do ACR, o fluxo já existente de migração do ACR para o ACL pode ter sido ainda mais acelerado com a pandemia. Assim, em alguns estados houve um aumento do consumo observado com relação ao cenário que exclui o efeito da Covid-19 (contrafactual). Por isso, alguns estados ainda permanecem sob investigação e seus gráficos de “Energia Total” e “Energia (apenas ACL)” ainda não estão disponíveis.

– Para o gráfico de “Mobilidade”, o índice utiliza os números do Google Mobility Report para medir a queda no nível de mobilidade na região, mais especificamente nos setores de “Varejo e lazer”, “Mercados e farmácias” e “Locais de trabalho”.

– Para o gráfico de “Atividade/Mobilidade”, o índice é construído com os mesmos dados de mobilidade, apenas mapeando-o para atividade econômica, de acordo com a regressão estimada pelo Pandemic Economy Tracker com dados de PIB e mobilidade para mais de 50 países no primeiro trimestre de 2020.

– Para o gráfico de “Energia Total”, o índice mostra a mudança percentual entre o consumo total de energia elétrica observado e o que foi projetado por um modelo contrafactual excluindo o efeito da Covid-19. Para mais detalhes, ver aba “Observado x Predito”.

– Para o gráfico de “Energia (apenas ACL)”, o índice mostra a mudança percentual entre o consumo no ambiente livre de energia elétrica observado e o que foi projetado por um modelo contrafactual excluindo o efeito da Covid-19. Para mais detalhes, ver aba “Observado x Predito”.