Mapa da COVID-19 no Brasil 11 de junho de 2020

COVID-19 por Municípios

O Brasil é um país heterogêneo e desigual. O período quando o vírus chega e a velocidade com que se propaga em cada localidade depende de várias características: conectividade com outras localidades (nacionais ou internacionais) em diferentes estágios da pandemia, densidade demográfica, condições sanitárias, políticas adotadas localmente, entre outros fatores socioeconômicos.

Ao olhar os dados agregados para o Brasil, é plausível que a dinâmica das curvas de casos e mortes, assim como as projeções subjacentes, estejam dominadas por municípios nos quais a Covid-19 chegou mais cedo.

Visando capturar esse fenômeno de maneira mais fidedigna, dividimos os municípios em dois grupos: os 20% com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), onde habitam 56% da população, e 80% com os demais municípios. A hipótese é que os municípios com maior IDHM já estariam em um estágio mais avançado da pandemia, por conta do fluxo de pessoas entre estes municípios e centros internacionais. A divisão é arbitrária, e ainda estamos testando outros recortes do Brasil.

O IDHM é um indicador sintético que compreende indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: saúde/longevidade, educação e renda. Utilizando dados de 2010 a nível municipal, o limiar que divide os dois grupos é de 0.727.

Para construção dos mapas abaixo (assim como as projeções), utilizamos os dados compilados pela Brasil.io.

Casos por municípios no Brasil

Os mapas a seguir apresentam o total atualizado de casos do COVID-19 por municípios. O primeiro mapa considera municípios com IDH maior que 0.727 (20% do total de municípios), ao passo que o segundo considera os demais municípios.

Casos COVID-19 em municípios com IDH alto

Casos COVID-19 em municípios com IDH baixo

Óbitos por municípios no Brasil

Os mapas a seguir apresentam o total atualizado de mortes de COVID-19 por municípios. O primeiro mapa considera municípios com IDH maior que 0.727 (20% do total de municípios), ao passo que o segundo considera os demais municípios.

Óbitos COVID-19 em municípios com IDH alto

Óbitos COVID-19 em municípios com IDH baixo