Nowcasting de Mortes no Painel de Resultados

A partir de hoje, dia 29 de abril de 2021, o nowcasting de mortes está disponível para consulta no painel de resultados (atualizações serão feitas todas as sextas). O nowcasting tem como objetivo desenhar o cenário do que está acontecendo agora, uma vez que existe um atraso entre o óbito e a data em que este é registrado. Os dados do Ministério da Saúde são por data de registro tanto para caso quanto para mortes, de forma que do total de casos/mortes registrados em um dia, muitos podem ter ocorrido em datas passadas. A informação do nowcasting é muito importante e não deve ser desconsiderada, pois ao olhar apenas para modelos e dados por data de registro estamos na verdade diante de números que em grande parte dizem respeitos à casos e óbitos mais antigos e não refletem a situação atual da pandemia.

Para a estimação do nowcasting são utilizados os dados disponibilizados pelo ARPEN na forma de vintages onde para uma determinada data, o banco de dados mostrará os óbitos de acordo com o dia em que ocorreram. No dia seguinte, um novo vintage é publicado corrigindo a quantidade de óbitos das datas passadas com os novos registros. O importante é que os novos registros são adicionados na data de sua ocorrência.

A figura abaixo mostra um exemplo do nowcasting: em preto temos o vintage mais recente, que recebe o nome de observado por conter toda a informação observada até o momento. A linha azul (atrasado) é a continuação da linha preta para datas mais recentes, onde ainda podem ocorrer mudanças significativas devido aos novos registros. Em laranja, temo o vintage mais novo disponível na data em que os resultados foram gerados. A linha azul está sempre por cima da laranja por se tratar de um vintage mais recente, onde novas atualizações foram feitas. Finalmente, a linha vermelha é o nowcasting que mostra a estimativa do modelo para o número de óbitos verdadeiro nas datas onde ainda há atraso.

 

 

 

Um relatório técnico sobre o modelo será disponibilizado em breve. Informamos também que infelizmente alguns estados ainda não possuem modelo individual de nowcasting devido à instabilidade nos dados e na forma como as correções dos vintages são feitas.