O que é Nowcasting?

Os modelos de nowcasting tem origens no estudo de ciclos econômicos pioneiramente iniciados pelos economistas Arthur Burns e Wesley Mitchell, num famoso trabalho de 1946.

O desafio era estimar o estado corrente da economia, haja vista que os dados oficiais tradicionalmente são anunciados com defasagem e quase sempre sofrem revisões.

Sobre a Pandemia de COVID-19

Considerando o contexto da pandemia do Covid-19, os dados que são utilizados para sua caracterização, estão sujeitos a revisões diárias.

O número atual já saturado (sem revisões) do mês corrente apenas será conhecido em uma defasagem de tempo. Essa defasagem nas revisões torna virtualmente qualquer medida exploratória (como médias temporais, médias móveis, etc) viesadas, podendo então não refletir o verdadeiro estado pandêmico de propagação (número de casos), mortalidade (número de óbitos) e taxas de reprodução.

Dessa forma o nowcasting consiste em estimar o estado corrente da pandemia do Covid-19 em suas caracteristicas centrais: propagação, mortalidade e taxas de reprodução.

As séries estudadas para nowcasting são:

  • Séries do número de casos Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 com hospitalização ou sem hospitalização com desfecho morte por data de primeiros sintomas observadas a cada data de notificação do MS;
  • Série do número de casos de Covid-19 por data de notificação do MS;
  • Série do número de mortes por Covid-19 por data de notificação do MS;
  • Séries do número de mortes por Covid-19 por data do óbito observadas a cada data de divulgação na fonte;

O nowcasting estimado considera a previsão para os últimos 30 dias correntes e dessa forma remonta esses últimos 30 dias considerando a metodologia descrita na página de cada semana.

Sobre os Datasets

Os dados de SRAG são obtidos do site do Banco de Dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave – incluindo dados da COVID-19 (opendatasus.saude.gov.br), onde é possível observar registros individuais dos casos de SRAG por Covid-19 por data de notificação e data de primeiros sintomas dentre outras informações. Os dados são atualizados semanalmente.

Os dados casos de Covid-19 e mortes por Covid-19 são obtidos do site oficial do Ministério da Saúde de comunicação sobre a situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil (https://covid.saude.gov.br/), cujas contagens são atualizadas diariamente.

A série do número de mortes por Covid-19 são obtidos de um repositório do GitHub que atualiza sistematicamente seus dados segundo o Portal da transparência

(https://transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid?fbclid=IwAR2cZnGkikrikPXz7DhLCL0XQS5EYTn2ohNENvAKmKABza-wdte3ghXSy9U).

Detalhes sobre a definição dos casos e contagens feitas pelo MS podem ser encontrados no Guia Nacional de Vigilância da COVID-19 (https://portalarquivos.saude.gov.br/images/af_gvs_coronavirus_6ago20_ajustes-finais-2.pdf) e detalhes sobre os dados do Portal da Transparência encontram-se no próprio site de onde são obtidos os dados.

O nowcasting estimado considera a previsão para os últimos 30 dias correntes e dessa forma remonta esses últimos 30 dias considerando a metodologia descrita na página de cada semana.