O cenário em 11 de maio de 2020

O Cenário Atual

A previsão mais atual, realizada no dia 11 de maio, trabalha com o cenário de que tivemos um pico na semana entre o dia 3 e o dia 9 do mesmo mês. Entretanto, isto não significa de forma alguma que a quantidade de novos casos por dia não poderá voltar a subir no futuro. O modelo é altamente adaptativo e direcionado pelos dados

No que diz respeito aos números, as previsões estimadas no dia 11 de maio colocam um total de casos acumulados de aproximadamente 250 mil até o dia 25 do mesmo mês. O número de novos casos por dia seguem uma tendência decrescente, indo de 7 mil nos próximos dias até menos de 4 mil no dia 25. Entretanto, a incerteza em cima destes números é grande e o número de novos casos pode chegar nos piores cenários à valores superiores a 20 mil em um único dia. Em um cenário como este, o total de casos acumulados chegaria próximo dos 290 mil no dia 25 de maio.

A tendência para as previsões de mortes é semelhante àquela dos casos. Estima-se que no dia 25 de maio, o número total de mortes acumuladas será de 17 mil, podendo chegar até um patamar próximo de 20 mil nos piores cenários. No cenário médio, o número de mortes diárias ficará entre 300 e 600 e no pior cenário, estes valores podem chegar a próximos das mil mortes por dia.