Retorno dos Modelos por IDH

Informamos que estamos voltando com os modelos de previsão por IDH. A partir de hoje, dia 12 de junho de 2020, eles estarão disponíveis apenas no painel de resultados. Para acessá-los, basta selecionar o IDH desejado no campo de Região do painel. Estes resultados ainda estão em fase de teste e devem ser interpretados com cuidado. As seguintes mudanças foram feitas no painel e no modelo de IDH:

 

  1.  Modelos de IDH adicionados no painel de previsão.
  2.  Modelos de IDH estimados da mesma forma que modelos estaduais (VAR Bayesiano).
  3.  Agora, ao invés de duas faixas de IDH, uma para alto e outra para baixo, temos 10 faixas, onde a primeira representa 10% do municípios com IDH mais baixo e a décima representa 10% dos municípios com IDH mais alto.
  4. É possível  verificar a qual faixa de IDH pertence qualquer município brasileiro através do campo “Consulta de Cidades – IDH” do lado esquerdo do painel.

 

Como Interpretar Estes Resultados

A escala do número de casos/mortes nos modelos de IDH pode mudar muito entre os grupos, pois uns concentram mais municípios grandes do que os outros. Comparações de casos/mortes acumulados e novos caso/mortes entre faixas de IDH são mais informativas na escala por milhão de habitantes. Para taxas de crescimento, vale a mesma interpretação dos estados e do Brasil.

 

Transição

Estamos fazendo a transição para esta nova forma de análise de IDHs em etapas. A etapa das previsões já está disponível, mapas e números de reprodução fazem parte das próximas etapas, e quando disponíveis, serão anunciados aqui. Avaliações de erro estarão disponíveis quando tivermos um número suficientemente grande de previsões.

Finalmente, pelo fato de modelos de IDH dependerem de dados municipais, estes serão atualizados mais tarde do que as previsões por estados. Tomamos como referência (data de realização da previsão) a data do último dado disponível utilizado na estimação das previsões. A previsão por estados com data de referência no dia t é publicada na madrugada do dia t+1. No caso dos modelos de IDH, os resultados serão publicados no mesmo dia, t+1, entretanto, mais para o final da tarde.